Home
I Edição do Prêmio Lúmina - Mulheres brilhando na Ciência premia docente do PPGCF
No último dia 31 de março de 2025, no Auditório da Reitoria da UFC, a Profa. Dra. Elenir Ribeiro recebeu o prêmio de 1° lugar na categoria Promessa Científica da área de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar da 1° Edição do Prêmio Lúmina - Mulheres Brilhando na Ciência da UFC.
"Ser agraciada com esse prêmio marca minha jornada de esforço e compromisso pelo desenvolvimento da ciência e pela formação de recursos humanos de qualidade, por meio de orientação de alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Eu acredito que estou no caminho certo e por meio do meio trabalho estou contribuindo para progresso da Química e das Ciências Farmacêuticas - minhas duas áreas de atuação, e desta forma, beneficiando nossa sociedade", relata Profa. Dra. Elenir Ribeiro.
Maria Elenir Ribeiro (Promessa Científica) – Professora de Química Geral da UFC - Com foco no desenvolvimento de biomateriais inovadores a partir de cogumelos. Suas pesquisas têm gerado contribuições relevantes à saúde pública, à formação de recursos humanos e à inovação tecnológica na UFC, destacando-se por transformar conhecimento em soluções terapêuticas.
Link das fotos: https://www.flickr.com/photos/ufc-informa/54423939669/in/album-72177720324800101
Professores do PPGCF realizam missão no Reino Unido com apoio da Funcap
Durante o mês de março de 2025, os professores do PGCF, Josimar Eloy e Raquel Petrilli, visitaram a Queen's University Belfast, no Reino Unido, para discussões científicas, apresentações de palestras e realização de experimentos de projetos em parceria, na área de sistemas de liberação de fármacos.
Os pesquisadores visitaram os laboratórios dos Dr. Ryan Donnelly e Dr. Eneko Larrañeta, pesquisadores com grande expertise, respectivamente, em microagulhas e implantes poliméricos para a entrega de fármacos.
Além disso, os pesquisadores do PGCF aproveitaram a oportunidade para visitar na Inglaterra a University of Salford e a empresa Croda, cujo grupo CEDEFAR-GPNANO, coordenado pelos docentes, possui projeto em parceria.
Profa. Luzia Kalyne Almeida Moreira Leal é empossada na Academia Cearense de Ciências (ACECI)
Da esquerda para a direita: Profª Cláudia do Ó Pessoa, Profª Luzia Kalyne Moreira, Prof. Custódio Almeida (reitor),
Profª Diana Azevedo (vice-reitora) eProf. Gregório Pacelli Bessa (Departamento de Matemática). (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa).
Juntamente com mais dois acadêmicos da Universidade Federal do Ceará, A Profa. Kalyne Leal foi empossada na categoria de membros titular da Academia Cearense de Ciências (ACECI).
A solenidade de posse foi realizada na noite desta quarta-feira (11), no Auditório da Reitoria, e contou com a presença de membros da academia, autoridades acadêmicas e familiares dos empossados. Desde 2017, a UFC não era sede de uma cerimônia de posse de membros titulares da ACECI.
Claudia do Ó será titular da cadeira 29, cujo patrono é José Tarquínio Prisco. Já Gregório Pacelli assumirá a titularidade da cadeira de número 41, patroneada por Ari de Sá Cavalcante. Luzia Kalyne, por sua vez, será titular da cadeira 18, que tem como patrono Galba Araújo. Outros dois pesquisadores foram empossados no mesmo evento: o Prof. José Galberto Martins da Costa (Universidade Regional do Cariri), que ocupará a cadeira 11, cujo patrono é Atlântico Linhares; e o Prof. Nilberto Robson Falcão do Nascimento (Universidade Estadual do Ceará), a quem será destinada a cadeira 20, patroneada por Adolpho Ducke.
Docentes do PPGCF estão na lista dos mais influentes do mundo em 2022
Os Professores Gandhi Rádis-Baptista e Josimar Oliveira Eloy estão entre os dezoito cientistas que apareceram na lista dos pesquisadores mais influentes do mundo em 2022, elaborada pela Universidade de Stanford (EUA) e divulgada anualmente pela revista Plos Biology do grupo Elsevier. No ano anterior, 17 pesquisadores da UFC apareciam na relação. Os pesquisadores que conseguem entrar nela estão entre os 2% mais influentes do mundo em suas respectivas áreas.
O estudo utiliza como critério principal o número de citações dos trabalhos dos cientistas no banco de dados da editora Scopus, uma das maiores do mundo na área de publicações científicas. O trabalho padronizou dados de 22 campos de atuação e 176 subáreas de estudo. O ranking leva em conta o impacto das publicações (número de citações) e variáveis como a posição do pesquisador na lista de autores (primeiro autor, autor correspondente, líder do artigo etc.).
>> Entenda a metodologia da lista e leia o artigo aqui.
Page 1 of 13