Dezesseis pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) aparecem na lista dos cientistas mais influentes do mundo, elaborada anualmente pela Universidade de Stanford (EUA) e publicada no repositório de dados da editora Elsevier. Quem aparece na relação está entre os 2% de pesquisadores cujos trabalhos foram mais citados no mundo.
Entre os citados, estão os professores do PPGCF Josimar de Oliveira Eloy e Gandhi Rádis Baptista.
A Elsevier divulgou, no último dia 19 de setembro, duas listas: uma que considera toda a carreira acadêmica, reunindo aproximadamente 230 mil cientistas (sendo 16 pesquisadores da UFC), e outra que leva em consideração somente as citações em 2024, com 17 nomes da UFC entre os mais de 236 mil cientistas. Oito desses pesquisadores aparecem em ambas as listas. Na edição de 2024, foram 15 pesquisadores da UFC destacados pelo impacto de citações na carreira e 18 pelas citações registradas somente naquele ano.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Regina Célia Monteiro, afirmou que esse reconhecimento internacional atesta o compromisso e a qualidade da pesquisa realizada na universidade. “A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação parabeniza cada pesquisador e pesquisadora que integra essas listas, expressão da dedicação, da colaboração e da inovação dos nossos docentes, fatores que consolidam a presença da UFC no cenário científico global”, comemora.
Notícia completa disponível em: https://www.ufc.br/noticias/19735-rankings-da-elsevier-ufc-tem-16-pesquisadores-na-lista-dos-mais-influentes-do-mundo-ao-longo-da-carreira-e-17-entre-os-mais-citados-de-2024







