SELEÇÕES
MESTRADO E DOUTORADO - Turmas 2025.1 (ENCERRADO)
1. Edital de abertura No 04/2024
2. Deferimento das inscrições (E motivo dos indeferimentos)
4. Deferimento das inscrições após recursos
5. Aviso sobre local de Prova:
Prezados (as) candidatos (as),
Comunicamos que a prova escrita do Mestrado será realizada no Auditório do PPGCF, situado na rua Pastor Samuel Munguba, 1210, Rodolfo Teófilo (por trás do Hemoce).
6. Notas prova escrita Mestrado
8. Lembramos a todos os candidatos aptos à fase de apresentação de projetos (Mestrado e Doutorado) que o prazo para entrega da documentação impressa na secretaria do PPGCF (03 (três) cópias encadernadas dos documentos submetidos em pdf no ato da inscrição) é até as 17h do dia 13/01, segunda-feira.
9. Notas Prova escrita após recurso
10. Ordem de apresentações dos projetos Mestrado e Doutorado
11. RESULTADO FINAL MESTRADO - 2025.1
12. RESULTADO FINAL DOUTORADO - 2025.1
13. Prezados candidatos, comunicamos que após decorrido o prazo para recurso, permanecem inalteradas as notas e classificações publicadas anteriormente.
SELEÇÃO INTERNA DE BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE) EDITAL Nº 26/2024 (Em andamento)
2. ADITIVO I
3. Portaria comissão de seleção
SELEÇÃO INTERNA DE BOLSISTAS PARA DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE) - 2024 (ENCERRADO)
MESTRADO E DOUTORADO - Turmas 2024.1 (ENCERRADO)
1. Edital de abertura No 01/2023
2. Resultado deferimento inscrições
3. Formulário para interposição de recursos
4. Resultado inscrições após recursos
5. Aviso sobre local de Prova:
Prezados (as) candidatos (as),
Comunicamos que a prova escrita do Mestrado será realizada no Auditório do PPGCF, situado na rua Pastor Samuel Munguba, 1210, Rodolfo Teófilo (por trás do Hemoce).
6. Ordem de apresentação dos Projetos - DOUTORADO
7. Resultado prova escrita - MESTRADO
8. Ordem de apresentação dos Projetos - MESTRADO
Aviso: orientamos a todos os candidatos a chegarem com antecedência ao local de apresentação, munidos de documento de identificação e dispositivo portátil com a apresentação do projeto armazenada, preferencialmente, em powerpoint.
Devido à instabilidade da internet do local, caso queriam trazer o notebook particular, este poderá ser utilizado nas apresentações.
Local: Auditório do PPGCF - Rua Pastor Samuel Munguba, 1210, Rodolfo Teófilo.
9. Resultado apresentação projetos - Mestrado
10. Resultado apresentação projetos - Doutorado
11. RESULTADO FINAL MESTRADO - 2024.1
12. RESULTADO FINAL DOUTORADO - 2024.1
13. Prezados candidatos, comunicamos que após decorrido o prazo para recurso, permanecem inalteradas as notas e classificações publicadas anteriormente.
MESTRADO E DOUTORADO - Turmas 2023.1 (ENCERRADO)
1. Edital de abertura No 02/2022
2. Homologação inscrições Mestrado
2.1. Homologação incrições Doutorado
2.2 Resultado inscrições após recurso
3. Formulário para interposição de recursos
4. Aviso sobre local de Prova:
Prezados (as) candidatos (as),
Comunicamos que a prova escrita do Mestrado será realizada no Auditório do PPGCF, situado na rua Pastor Samuel Munguba, 1210, Rodolfo Teófilo (por trás do Hemoce).
5. Resultado prova escrita - Mestrado
6. Notas da prova escrita após recurso
7. Ordem de apresentação dos Projetos - Mestrado e Doutorado (TERMO ADITIVO N 1)
Atenção para a mudança de dias nas datas de apresentação dos Projetos, conforme aditivo publicado acima.
8. Portaria 01 - Comissão de seleção
9. Resultado etapa Projetos
10. RESULTADO FINAL - Em virtude do adiantamento dos trabalhos da comissão de seleção, publicamos antecipadamente o resultado final preliminar do presente processo seletivo:
10.1 - Nota final MESTRADO
10.2 - Nota final DOUTORADO
11. RESULTADO FINAL
Mestrado e Doutorado - Turmas 2022.1
3. Formulário para interposição de recurso
4. Homologação inscrições Mestrado e Doutorado
7. Resultado recurso inscrições
8. Aviso sobre local de Prova:
Prezados (as) candidatos (as),
Comunicamos que a prova escrita do Mestrado será realizada no Auditório do Bloco Didático do Curso de Farmácia (Prédio Novo), situado na rua Pastor Samuel Munguba, 703, Rodolfo Teófilo, próximo à Lagoa do Porangabussu.
9. Resultado Prova Escrita Mestrado
Obs.: Os recursos referentes a etapa da prova escrita poderão ser interpostos até o dia 31/03, conforme cronograma da Seleção, através de formulário que deve ser enviado para o e-mail: selecaopgcf@ufc.br.
10. Notas prova escrita após recurso
12. Ordem de apresentação dos Projetos
13. Notas Etapa Projetos - Mestrado e Doutorado
14. RESULTADO FINAL - MESTRADO
14.1 RESULTADO FINAL - DOUTORADO
15. Comunicado - resultado final definitivo
Mestrado e Doutorado - Turmas 2021.1
2. Resultado Inscrições - Mestrado
3. Resultado Inscrições - Doutorado
5. Motivo dos indeferimentos de inscrições
6. Comunicado sobre a forma de realização das etapas (virtual).
9. NOTAS - PROVA ESCRITA - MESTRADO
10. Notas prova escrita após recurso
Aviso: Conforme adiantado no comunicado publicado no item 6 desta seção, a etapa de apresentação dos projetos também será realizada de forma virtual. Será encaminhado em tempo hábil para cada canditato o link de reunião no google meet.
11. Ordem apresentação Projetos - Mestrado
12. Ordem apresentação Projetos - Doutorado
14.1 Notas Projetos - Doutorado
15. RESULTADO FINAL - DOUTORADO
16. RESULTADO FINAL - MESTRADO
Mestrado e Doutorado - Turmas 2020.1
Relação de docentes orientadores
Homologação de inscrições - Mestrado
Homologação de inscrições - Doutorado
Motivo dos indeferimentos - Mestrado e Doutorado
Para consultar seu número de inscrição, acesse o site: https://si3.ufc.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S e verifique por meio do seu CPF.
Deferimento após recurso - Mestrado
Deferimento após recurso - Doutorado
Resultado: Prova Escrita - Mestrado (Nota mínima para aprovação: 5,0)
Ordem apresentação projetos - Doutorado
Recursos prova escrita - Mestrado
Aviso: orientamos a todos os candidatos a chegarem com antecedência ao local de apresentação, munidos de documento de identificação e dispositivo portátil com a apresentação do projeto armazenada, preferencialmente, em powerpoint.
As apresentações acontecerão no Auditório do PPgCF, em frente à Secretaria do Programa, e na Sala de Aula do Programa (ao lado da secretaria).
Relação de docentes disponíveis para novas orientações -Seleção 2020.1
ALEJANDRO PEDRO AYALA - 3 VAGAS
CARLA CELEDÔNIO FERNANDES - 2 VAGAS
GANDHI RADIS-BAPTISTA- 1 VAGA
GILVANDETE MARIA P. SANTIAGO - 3 VAGAS
PEDRO JORGE CALDAS - 2 VAGAS
LUZIA KALYNE ALMEIDA M. LEAL - 2 VAGAS
Obs.: Cada docente tem entre 1 (uma) a 3(três) vagas disponíveis.
Processo Seletivo Bolsista Pós-Doutorado PNPD-CAPES - 2019
Mestrado e Doutorado - Turmas 2019.1
Período de inscrições: 24 de outubro a 09 de novembro de 2018.
Vagas: Mestrado 13 / Doutorado 13
EDITAL Nº 001/2018 - TURMAS 2019.1
Homologação das inscrições - MESTRADO
Homologação das inscrições - DOUTORADO
Resultado da prova escrita - Mestrado
Ordem apresentação projetos - Mestrado
Ordem apresentação projetos - Doutorado
Aviso: orientamos a todos os candidatos a chegarem com antecedência ao local de apresentação, munidos de documento de identificação e dispositivo portátil com a apresentação do projeto armazenada, preferencialmente, em powerpoint.
As apresentações serão no Auditório do PPgCF, em frente à Secretaria do Programa.
Notas dos Projetos - Doutorado
Mestrado e Doutorado - Turmas 2018.1
Período de inscrições: 09/11/2017 a 23/11/2017
Vagas: Mestrado 20 / Doutorado 17
Edital Nº 001/2017 - Turmas 2018.1
Resultado inscrições: Mestrado
Resultado inscrições: Doutorado
Inscrições após recurso - Mestrado
Resultado: prova escrita Mestrado (Nota mínima para aprovação: 5,0)
Ordem de apresentação dos Projetos - Mestrado
Ordem de apresentação dos Projetos - Doutorado
Obs: O candidato deverá trazer sua apresentação no formato power point em pen drive.
Resultado final - Mestrado - Após recursos
Mestrado e Doutorado - Turmas 2017.1
Período:07/11/2016 a 22/11/2016
Vagas: Mestrado 15 / Doutorado 12
Edital Nº 001/2016 - Turmas 2017.1 - Mestrado e Doutorado
Inscrições Mestrado - após recurso
Inscrições Doutorado - após recurso
Portaria de Nomeação - Comissões
Ordem de apresentação - Mestrado
Ordem de apresentação - Doutorado
Resultado projetos - Doutorado
Mestrado e Doutorado - Turmas 2016.1
Período:14/12/2015 a 14/01/2016
Vagas: Mestrado 12 / Doutorado 10
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|
![]() |
|
![]() |
|
![]() |
|
![]() |
Mestrado - Turma 2015.1
Período: 19/01/2015 a 30/01/2015
Vagas: 12
Doutorado - Turma 2015.1
Período:19/01/2015 a 30/01/2015
Vagas: 10
![]() |
Clique aqui para ler o Edital do processo seletivo. |
![]() |
Nomeação das Comissões. |
![]() |
Resultado Inscrições Doutorado. |
![]() |
Notas - Apresentação de Projetos |
|
RESULTADO FINAL- Doutorado |
Mestrado - Turma 2015.2
Período: 08/06/2015 a 22/06/2015
Vagas: 10
Doutorado - Turma 2015.2
Período:08/06/2015 a 22/06/2015
Vagas: 05
![]() |
Clique aqui para ler o Edital do processo seletivo. |
![]() |
|
![]() |
Resultado Inscrições Doutorado |
![]() |
Ordem de Apresentação dos Projetos |
![]() |
Notas Apresentação de Projetos - Doutorado |
![]() |
Resultado Final Doutorado |
Solicitação de auxílio financeiro
O aluno do PPgCF poderá solicitar auxílio financeiro para participação em atividades acadêmicas ou científicas, desde que estejam disponíveis os valores concedidos através do Programa de Apoio à Pós-Graduação - PROAP.
O valor do auxílio diário para participação em atividades acadêmicas ou científicas no País será de (até) R$320,00 (trezentos e vinte reais). Este valor poderá sofrer alteração de acordo com a disponibilidade dos recursos e demanda dos usuários.
Para solicitar o referido auxílio, o aluno deverá enviar para o e-mail do Programa (pgcf.ufc@gmail.com), as seguintes informações/documentos em PDF:
1. Conta para depósito - Banco – Agência
2. Resumo do Trabalho científico a ser apresentado;
3. Comprovante de aceitação do trabalho;
4. Programação ou cronograma de atividade, folder do evento;
5. Comprovante de inscrição;
6. Comprovante de matricula ou histórico escolar
7. Caso se trate de estágio em laboratório, pesquisa de campo, cursos temporários ou similares, o aluno deverá encaminhar documentos que comprovem o a participação nos citados eventos, como: carta convite, aceite/comprovante de inscrição etc e cronograma das atividades assinado pelo aluno e orientador.
OBSERVAÇÕES:
1. A solicitação deve ser encaminhada ao Programa pelo menos 20 dias antes do evento;
2. O aluno solicitante deve constar como autor ou co-autor do trabalho a ser apresentado;
3. Não serão pagos valores referentes a retroativos (o processo deve estar na PRPPG com, pelo menos, 15 dias antes da viagem);
4. Somente será concedido auxílio referente aos dias, efetivamente, comprovados na programação oficial do evento;
5. Não poderá ser concedido auxílio a mais de um discente pelo mesmo trabalho.
OBRIGATORIEDADE DA COMPROVAÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO AUXÍLIO
Em até 10 dias após o retorno da viagem, o beneficiário do auxílio deverá comprovar a utilização do recurso para a atividade proposta. Assim, deverá encaminhar para o e-mail do Programa, documentos como: declaração de participação no evento, declaração de apresentação do trabalho, além dos bilhetes de passagem de ida e volta, seja por via aérea ou terrestre.
Além disso, deve ser encaminhado, também, o seguinte relatório de prestação de contas devidamente preenchido e assinado:
Relatório de prestação de contas
Coordenação
TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS
Secretaria:
Maxwilliam Rodrigues - Assistente em Administração
Juliana Isaias - Assistente em Administração
Laboratório Multiusuário
Héverton Mendes - Farmacêutico Bioquímico
Lucyana Carrijo Coutinho - Técnico de Laboratório (Área: Análises Clínicas)
COORDENAÇÃO
Coordenador:
Prof. Ramon Róseo Paula Pessoa Bezerra de Menezes
Vice-Coordenador:
Prof. Josimar de Oliveira Eloy
Aviso sobre a utilização do Laboratório Multiusuário
Prezados usuários,
O servidor responsável pelo Laboratório Multiusuário do PPgCF encontra-se em férias até o dia 24 de Outubro.
Excepcionalmente, neste período, o Laboratório funcionará sob a responsabilidade dos seguintes colaboradores:
Segunda à Quinta, manhã: Prof. Ramon Menezes (Caso o laboratório esteja fechado, solicitar a abertura do mesmo com ele no Gabinete de Toxicologia, final do corredor. Ramal 8227).
Segunda à sexta, tarde: Solicitar abertura do laboratório com os responsáveis no Laboratório CEFAC (Rolf, Lyara ou Talita. Ramal: 8294).
O procedimento de agendamento para utilização permanece inalterado.
Resultado do Edital FUNCAP nº 11/2015 – Programa de Bolsas de Formação Acadêmica – modalidade: mestrado e doutorado
A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) divulgou hoje (7) o resultado do Edital nº 11/2015 – Programa de Bolsas de Formação Acadêmica – modalidade: mestrado e doutorado.
I SIMPÓSIO CEARENSE EM DOENÇA DE CHAGAS
Organizado em Comemoração aos 10 anos do Serviço de Atenção Farmacêutica da Universidade Federal do Ceará às pessoas com Doença de Chagas.
Data: 12 a 14 de novembro de 2015
Local: Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Medicamento NPDM/UFC Rua: Coronel Nunes de Melo, Nº 1000, Rodolfo Teófilo, Campus Porangabussu, Fortaleza Ceará
Inscrições: 1 kg de alimento não perecível – até 10 de novembro. (www.lpdc.ufc.br)
Página 8 de 9