O EVENTO
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Ceará (PPGCF-UFC) é estruturado em uma única área de concentração - Farmácia, com duas linhas de pesquisa, 1) Biologia para Saúde e 2) Farmácia Clínica e Vigilância Sanitária nos níveis mestrado acadêmico e doutorado. Em vista de ampliar as oportunidades para a Formação de Recursos Humanos e contribuir para o crescimento sólido do PPGCF-UFC idealizou-se o evento científico – I Encontro de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFC.
Este evento visa à estimulação dos pós-graduandos a divulgar seus trabalhos com o intuito de fomentar a pesquisa, a ciência, estreitar a relação entre os alunos e docentes do Programa, bem como promover a atualização e a troca de experiências com outros pesquisadores e pós-graduandos do Brasil e do Mundo. O tema do encontro, “Uma Visão Nacional e Internacional da Farmácia”, foi concebido com o objetivo de relacionar as mais novas atividades de pesquisa, de tendências e de suas aplicações à saúde desde o diagnóstico à obtenção de produtos tecnológicos voltados para cura e prevenção de doenças. O encontro será desenvolvido em várias atividades, incluindo palestras, comunicações orais e apresentação de pôsteres. Visando ao estreitamento das relações e a excelência do evento, o I encontro do PPGCF-UFC irá contar com a presença de dois palestrantes internacionais de destaque na comunidade científica internacional além de palestrantes nacionais de renome. Certamente, esse ambiente poderá gerar mais oportunidades para a internacionalização do Programa, incluindo intercâmbios envolvendo tanto discentes quanto docentes, o que, consequentemente, irá refletir numa evolução qualitativa e quantitativa na produção científica do PPGCF-UFC.
PÚBLICO ALVO
Alunos de Pós-Graduação e de graduação de cursos da área biológica/saúde.
INFORMAÇÕES
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas/UFC
Fone (85) 3366 8058
Mensagens eletrônicas: eppgcf@gmail.com
PERÍODO DO EVENTO
24 a 26 de junho de 2015
LOCAL DO EVENTO: SEARA DA CIENCIA / UFC - RUA DR. ABDNAGO ROCHA LIMA, S/N - CAMPUS DO PICI . Localização
INSCRIÇÃO DE OUVINTES
Interessados em participar do evento sem apresentação de trabalho devem se inscrever até 29 de maio.
A inscrição será avaliada e aprovada conforme a disponibilidade de vagas até o dia 08 de junho.
A Ficha de Inscrição deverá ser enviada para o endereço eletrônico: eppgcf@gmail.com indicando no campo Assunto (subject): Inscrição ouvinte
FICHA DE INSCRIÇÃO OUVINTES (Clique Aqui)
INSCRIÇÃO DE RESUMOS
Prazo para envio: 27 de fevereiro a 29 de maio
Data limite para envio de trabalhos a serem corrigidos pelos autores: 29 de maio
Prazo para reenvio de trabalhos corrigidos: 08 a 12 de junho
Divulgação de trabalhos aprovados para comunicação oral (Premiáveis) e de pôsteres aprovados pela comissão avaliadora: 15 de junho.
Documentos necessários para a inscrição:
Os resumos, junto da Ficha de Inscrição, deverão ser enviados para o endereço eletrônico: eppgcf@gmail.com indicando no campo Assunto (subject): Inscrição de resumo
Obs.: Cada aluno poderá enviar até dois trabalhos.
A entrega de resumos é obrigatória apenas para alunos do curso de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas – UFC.
FICHA DE INSCRIÇÃO COM RESUMO (Clique Aqui)
Formato do Resumo:
• Resumos deverão ser submetidos em português nos formatos .doc e .pdf. Entretanto, resumos submetidos com múltiplos erros ortográficos e gramaticais serão sumariamente rejeitados.
• O resumo deve conter título, seguido pelos nomes dos autores, identificação do Departamento, Instituição e Estado onde o trabalho foi realizado.
• Para garantir que o seu nome seja citado de maneira uniforme, o autor deve padronizar seu nome e sobrenome em todos os resumos em que for autor ou coautor.
• O apresentador do trabalho deve ter o nome sublinhado na relação dos autores do resumo.
• Indicar claramente a qual linha de pesquisa o trabalho pertence dentre as opções a seguir: 1) Biologia para Saúde; 2) Farmácia Clínica e Vigilância Sanitária.
• O corpo do resumo (Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusões) deverá conter número máximo de 3500 caracteres (incluindo os espaços)
• O resumo deve conter: introdução, objetivos, métodos, resultados e conclusões.
• Quando os experimentos que compõem o resumo envolverem animais ou seres humanos deve-se, obrigatoriamente, adicionar o código da aprovação (protocolo/ processo/ número) em comitê de ética em experimentação animal ou humana no item métodos do resumo.
• No caso de trabalhos com seres humanos, certas informações relevantes para o trabalho, como idade e gênero, devem ser citadas.
• No caso do uso de animais de laboratório, devem ser identificados a espécie, a idade, o peso e o gênero.
• Os alunos do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPgCF) recém matriculados podem apresentar o projeto de pesquisa, seguindo os mesmos padrões do modelo de resumo, excetuando-se pela exclusão dos tópicos resultados e conclusão.
• Os resultados quantitativos não serão aceitos sem os valores numéricos (e.g.: número de amostras, média e erro padrão; porcentagem do controle, etc.).
• As citações de referências bibliográficas devem ser mantidas em um número mínimo e, caso necessário, mencionar: nome do periódico abreviado, volume, página inicial, ano (e.g.: Brain Res. 472:24,1992).
• O texto do resumo deve ter o formato em conformidade com o modelo abaixo:
Instruções para Confecção dos Pôsteres
• O material apresentado no Evento deve ser substancialmente semelhante àquele descrito no resumo. Em particular, o título, os autores e o conteúdo científico devem ser idênticos aos do resumo.
Dimensão
• A dimensão do pôster será de 1,2 m de altura por 0,9 m de largura.
Título
• O título deverá ser o mesmo utilizado no resumo e ser escrito em letras maiúsculas que permitam sua leitura a 3 m de distância (sugere-se fonte Arial tamanho 70 ou maior).
• Abaixo do título, com letras menores (sugere-se fonte Arial tamanho 60), devem aparecer os nomes dos autores, do laboratório, do departamento, da instituição, da cidade, do estado e da linha de pesquisa. O nome do autor que apresentará o trabalho deverá estar sublinhado.
Corpo do pôster
• Deve ser feito de preferência com o mínimo possível de texto (sugere-se fonte Arial tamanho 20) e o máximo possível de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas).
As sessões de pôsteres serão visitadas por avaliadores indicados pela Comissão Organizadora, que selecionarão três pôsteres em cada linha de pesquisa para o recebimento de Menção Honrosa. O resultado será anunciado no dia 26/06/2015, durante a Cerimônia de Encerramento
Comunicações orais
Os trabalhos selecionados para comunicações orais terão, cada um, 15 minutos para apresentação, a qual será seguida de 5 minutos de arguição pela comissão avaliadora. A comissão avaliadora escolherá os melhores trabalhos dentro de cada linha de pesquisa para premiação.
Os slides deverão ser disponibilizados na sala de apresentação com pelo menos 01 hora de antecedência.
Premiação:
Serão escolhidos para premiação os melhores trabalhos submetidos ao encontro, conforme a seguir:
1) Trabalhos apresentados como comunicação oral:
- Os trabalhos escolhidos para comunicação oral serão avaliados de acordo com a linha de pesquisa específica indicada no resumo, conforme indicado: 1) Biologia para Saúde ou 2) Farmácia Clínica e Vigilância Sanitária.
- A premiação será uma passagem aérea nacional para participação em evento científico atribuída ao primeiro classificado de cada linha de pesquisa. A passagem deverá ser utilizada até o dia 31 de dezembro de 2015.
2) Trabalhos apresentados como pôsteres:
- Os trabalhos escolhidos para pôsteres serão avaliados de acordo com a linha de pesquisa específica indicada no resumo: 1) Biologia para Saúde ou 2) Farmácia Clínica e Vigilância Sanitária.
- A premiação será atribuída conforme a ordem de classificação para cada linha de pesquisa: 1o lugar: Menção Honrosa; 2o lugar: Menção Honrosa; 3o lugar: Menção Honrosa.
- Os alunos de graduação podem enviar trabalhos somente para apresentação em pôsteres e concorrerão a premiação supracitada.
AVISO IMPORTANTE:
Apresentação de Banners e Trabalhos Selecionados para premiação
Comissão Organizadora
Coordenação geral |
Profa. Luzia Kalyne Almeida Moreira Leal |
Professores |
Prof. Roberto César Pereira Lima Júnior Prof. Gandhi Radis-Baptista Profa. Marta Maria de França Fonteles Profa. Ana Paula Soares Gondim Prof. Alejandro Pedro Ayala |
Pós-graduação |
Vanessa Maria de Souza Fernandes Vieira Eudiana Vale Francelino Nadja Mara de Sousa Lopes Thiala Soares Josino da Silva Gleilton Weyne Passos Sales Diogo Miron |
Graduação |
Carlos Diego Moreira Rufino Vicente de Souza Lima Neto |
Secretaria PPGCF |
Maxwilliam Rodrigues |
|
Comissão Científica
Prof. Roberto César Pereira Lima Júnior, Profa. Luzia Kalyne Almeida Moreira Leal, Profa. Nádia Accioly Pinto Nogueira, Prof. Gandhi Radis-Baptista, Profa. Marta Maria de França Fonteles, Profa. Ana Paula Soares Gondim, Prof Alejandro Pedro Ayala