simposio

Organizado em Comemoração aos 10 anos do Serviço de Atenção Farmacêutica da Universidade Federal do Ceará às pessoas com Doença de Chagas.

Data: 12 a 14 de novembro de 2015

Local: Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Medicamento NPDM/UFC Rua: Coronel Nunes de Melo, Nº 1000, Rodolfo Teófilo, Campus Porangabussu, Fortaleza Ceará

Inscrições: 1 kg de alimento não perecível – até 10 de novembro. (www.lpdc.ufc.br)

ABERTURA

Data: 12 de novembro de 2015                                             Horário: 18 - 22 horas

Local: Avenida da Universidade, 2853, Benfica, Fortaleza- CE, Auditório Castelo Branco da Reitoria.

Mesa de abertura:

Reitor da Universidade Federal do Ceará

Representante da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde

Representante do Conselho Federal de Farmácia

Representante das Pessoas com Doença de Chagas

Direção da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem

Representante da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará

Coordenação do Programa de Controle da Doença de Chagas no Estado do Ceará

Coordenação do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará

Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Ceará

Conferência de abertura: Doença de Chagas no Brasil: situação atual, consensos e perspectivas.

Palestrante: Dr. João Carlos Pinto Dias (Minas Gerais )

Credenciamento: 18:00 - 19:00

SEXTA – FEIRA - 13/11/2015

8:00 – 9:00: Credenciamento

9:00 – 9:40: Palestra 1 – 10 anos de comemoração do serviço de atenção farmacêutica aos pacientes com doença de Chagas no Ceará.

Palestrante:Dra. Maria de Fátima Oliveira (Ceará).

9:40 – 10:20: Palestra 2 – Diagnóstico da infecção por T.cruzi e controle sorológico de cura.

Palestrante:Dr. Alejandro Luquetti Ostermayer (Goiás)

10:20 – 10:30: INTERVALO

10:30 – 12:00 Mesa redonda 1 – Experiências de serviços de acompanhamento a pacientes chagásicos.

Membros da mesa   Dr. Alejandro Luquetti Ostermayer (Goiás);

Dr. João Carlos Pinto Dias (Minas Gerais);

Dr Wilson Alves de Oliveira Júnior (Pernambuco).

Moderador: Dra Aparecida Tiemi   Nagao Dias(Ceará)

12:00 – 14:00: ALMOÇO

14:00-14:40: Palestra 3 Atenção Integral ao Paciente Portador de Doença de Chagas: Uma visão multidisciplinar

Palestrante: Dr. Wilson Alves de Oliveira Júnior (Pernambuco)

14:40-15:20: Palestra 4 – Histórico da doença de Chagas no Ceará

Palestrante: Dr. Ivo Castelo Branco Coelho (Ceará)

15:20 – 15:30: INTERVALO

15:30 – 16:10 – Palestra 5 – Ministério da Saúde - Situação atual e desafios da Vigilância Epidemiológica da doença de Chagas no Brasil.

Palestrante:Veruska Maia da Costa(Distrito Federal)

16:10 – 17: 20: Mesa redonda 2 – Vigilância e epidemiologia da doença de Chagas no Estado do Ceará

Membros da mesa:     Central de Transplantes do Ceará

Núcleo de Controle de Vetores da SeSa – NUVET, COPROM e NUVEP                        Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará – LACEN

Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – HEMOCE

Palestrante: Dra. Eliana Regia Barbosa (Central de Transplantes do Ceará)(Ceará)

Palestrante: Dr. Márcio Henrique de Oliveira Garcia (Coprom) Ceará

Palestrante: Ricardo Cavalcante Azevedo e Sá (Lacen) Ceará

Palestrante: Dra Luciana Maria de Barros Carlos (Hemoce) Ceará

Moderador: Dr. Fernando Schemelzer de Moraes Bezerra (Ceará)

18:00– ENCERRAMENTO DO DIA

SÁBADO - 14/11/2015

8:00 – 8:40 Palestra 6 – Desafios e Perspectivas na Atenção e Cuidado à Doença de Chagas: quem, onde e quando

Palestrante:Dr. Alberto Novaes Ramos Júnior (Ceará )

9:10 – 10:10 Mesa redonda 3 – Aspectos clínicos da doença de Chagas

Dr. Eduardo Arrais Rocha (Cardiologista do ambulatório de doença de Chagas do HUWC)- Resultado do Estudo BENEFIT (Ceará )

Dra. Danielle Melo de Leopoldino - Eletrocardiograma de risco de paciente com doença de Chagas (Ceará)

Dr. Miguel Ângelo Nobre e Souza - Alterações digestivas na doença de Chagas (Ceará)

Moderador: Dr.Francisco Marcondes Tavares Cruz (Ceará)

10:10 – 10:20: INTERVALO

10:20 – 11:20 Colóquio - As experiências e expectativas dos pacientes com o serviço prestado.

Componentes: 3 ou 4 pacientes do serviço;

Moderador: Doutoranda Mônica Coelho Andrade (Ceará) e Mestranda Alanna Carla da Costa (Ceará)

11:20 – 12:40 - Mesa redonda 4 - Centro de estudo em atenção farmacêutica do Ceará – unidade de cuidados farmacêuticos (CEATENF).

Palestrante: Dra. Marta Maria de França Fonteles.

Grupo de prevenção ao uso indevido de Medicamentos (GPUIM)

Palestrante: Dra. Miriam Parente Monteiro.

Experiência e visão dos estudantes de Farmácia no serviço de atenção farmacêutica

Palestrante: Alunos de graduação: Francisca Mylena Melgaço

Palestrante: Alunos de Pós – Graduação: Mestrado: Alanna Carla da Costa e José Damião da Silva Filho (Ceará)                        Doutorado: Mônica Coelho Andrade (Ceará)

Moderador: Dra Zirlane Castelo Branco Coelho