ft 230726 mestranda premio grTrabalho com foco em inovador tratamento para câncer de pele não melanoma, da mestranda Alice Vitória Frota Reis, foi premiado como o melhor apresentado no II Workshop UFPR-CAPES PrInt New Perspectives in Nanotechnology for Pharmaceutical Sciences. Ela é aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), da Universidade Federal do Ceará.

O evento, de nível internacional na área da nanotecnologia farmacêutica, ocorreu na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, nos dias 14, 15 e 17 deste mês, como parte do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Intitulado "Chloroaluminum phthalocyanini liposomes: characterization and evaluation of cutaneous penetration in vitro” (Lipossomas de cloro-alumínio ftalocianina: caracterização e investigação de sua penetração cutânea in vitro), o estudo foi orientado pela Profª Raquel Petrilli Eloy, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e do PPGCF-UFC. Mestranda e orientadora integram o Grupo de Pesquisa em Nanotecnologia (GPNANO), do Centro de Desenvolvimento e Ensaios Farmacêuticos (CEDEFAR), laboratório vinculado ao PPGCF. A aluna contou com auxílio do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP) da CAPES.

Para a orientadora, Profª Raquel Petrilli Eloy, “o trabalho apresentado por Alice representa o desenvolvimento e avaliação da eficácia de um medicamento inovador para o tratamento do câncer de pele não melanoma, empregando a terapia fotodinâmica e nanotecnologia, estratégias que possibilitam um tratamento com menos efeitos colaterais e maior eficácia, visto que a administração do medicamento é feita de forma tópica na pele”.

Alice Vitória explica que sua pesquisa, base do trabalho premiado, “consiste em desenvolver uma possível alternativa de tratamento mais eficiente para o câncer de pele. Para isso, aprisionamos uma molécula, a cloro-alumínio ftalocianina, em lipossomas, que são nanovesículas capazes de levar esse composto ao local do tumor”.

A mestranda considera o trabalho o início de longo processo. “É claro que o desenvolvimento de uma nova terapia requer muitas etapas e muito tempo de estudo para que possamos garantir que ela conseguirá cumprir seu papel sem oferecer risco ao paciente. Esse trabalho representa o início desse desafiador processo. Mas com ele pretendemos chegar a uma estratégia terapêutica mais eficiente, com melhores resultados estéticos e menos efeitos adversos para os pacientes acometidos [pelo câncer de pele].”

RELEVÂNCIA – A mestranda Alice Vitória expressa felicidade pela premiação por ter sido em um evento internacional e de grande visibilidade. Destaca o fato de ter feito a apresentação de um projeto no qual acredita tanto, e que foi o responsável por fazer com que ela se apaixonasse pela pesquisa.

Ela aproveita a oportunidade para citar e agradecer à equipe diretamente envolvida na realização do estudo: “a doutoranda Karina Alexandre Barros Nogueira, que liderou a execução do trabalho, o Prof. Josimar Eloy [coordenador do CEDEFAR-GPNANO e vice-coordenador do PPGCF], por suas valiosas contribuições, e a Profª Raquel Petrilli, por sua impecável orientação.”

Para a orientadora, “a premiação representa o reconhecimento do trabalho que vem sendo desempenhado pela aluna e pelo grupo de pesquisa CEDEFAR-GPNANO".

O Prof. Josimar Eloy, por sua vez, considera que o prêmio conquistado pela aluna foca em um tema de muita relevância em ciências farmacêuticas, a nanotecnologia. Além disso, ressalta a importância de ser uma premiação em evento científico de nível internacional, uma vez que é vinculado a um projeto CAPES-Print em nanotecnologia da UFPR. "O prêmio mostra que a pesquisa desenvolvida no PPGCF é de destaque e relevância na comunidade científica”, diz.

Fonte: https://www.ufc.br/noticias/18005-mestranda-e-premiada-em-evento-de-nanotecnologia-farmaceutica-por-trabalho-sobre-tratamento-de-cancer-de-pele