gandhi  josimar fotoOs Professores Gandhi Rádis-Baptista e Josimar Oliveira Eloy  estão entre os dezoito cientistas que apareceram na lista dos pesquisadores mais influentes do mundo em 2022, elaborada pela Universidade de Stanford (EUA) e divulgada anualmente pela revista Plos Biology do grupo Elsevier. No ano anterior, 17 pesquisadores da UFC apareciam na relação. Os pesquisadores que conseguem entrar nela estão entre os 2% mais influentes do mundo em suas respectivas áreas.

O estudo utiliza como critério principal o número de citações dos trabalhos dos cientistas no banco de dados da editora Scopus, uma das maiores do mundo na área de publicações científicas. O trabalho padronizou dados de 22 campos de atuação e 176 subáreas de estudo. O ranking leva em conta o impacto das publicações (número de citações) e variáveis como a posição do pesquisador na lista de autores (primeiro autor, autor correspondente, líder do artigo etc.).

>> Entenda a metodologia da lista e leia o artigo aqui.

Além dos cientistas mais influentes do ano anterior, o trabalho também levantou os cientistas mais citados, considerando toda a sua trajetória acadêmica. Neste último caso, 13 pesquisadores da UFC aparecem na lista. O número, no entanto, é menor do que os 16 presentes na edição do ano passado.

“A presença de pesquisadores da UFC nesse ranking confirma o impacto do trabalho realizado na nossa Universidade em termos de pesquisa. Demonstra também que os temas das pesquisas abordados na UFC são atuais, de ponta, e que buscam contribuir para solucionar problemas e proporcionar melhoria nas condições de vide de nossa população”, avalia o coordenador de pesquisas da Pró-Reitoria de Pesquisas e Pós-Graduação da UFC, Prof. Luiz Gonzaga de França Lopes.