kalyne

Da esquerda para a direita: Profª Cláudia do Ó Pessoa, Profª Luzia Kalyne Moreira, Prof. Custódio Almeida (reitor),

Profª Diana Azevedo (vice-reitora) eProf. Gregório Pacelli Bessa (Departamento de Matemática). (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa).

Juntamente com mais dois acadêmicos da Universidade Federal do Ceará, A Profa. Kalyne Leal foi empossada na categoria de membros titular da Academia Cearense de Ciências (ACECI).

A solenidade de posse foi realizada na noite desta quarta-feira (11), no Auditório da Reitoria, e contou com a presença de membros da academia, autoridades acadêmicas e familiares dos empossados. Desde 2017, a UFC não era sede de uma cerimônia de posse de membros titulares da ACECI.

Claudia do Ó será titular da cadeira 29, cujo patrono é José Tarquínio Prisco. Já Gregório Pacelli assumirá a titularidade da cadeira de número 41, patroneada por Ari de Sá Cavalcante. Luzia Kalyne, por sua vez, será titular da cadeira 18, que tem como patrono Galba Araújo. Outros dois pesquisadores foram empossados no mesmo evento: o Prof. José Galberto Martins da Costa (Universidade Regional do Cariri), que ocupará a cadeira 11, cujo patrono é Atlântico Linhares; e o Prof. Nilberto Robson Falcão do Nascimento (Universidade Estadual do Ceará), a quem será destinada a cadeira 20, patroneada por Adolpho Ducke.

A Academia Cearense de Ciências (ACECI) foi fundada em outubro de 1985 e teve como primeiro presidente o Prof. Rui Simões de Menezes (in memoriam), zoólogo renomado e ex-docente do Instituto de Ciências do Mar da UFC (LABOMAR). Dos atuais 44 membros titulares da Academia, 34 possuem vínculo de professor e pesquisador com a UFC. Com o ingresso dos três membros mais recentes na cerimônia em questão, a presença da Universidade na entidade chega a 37 cadeiras.

Luzia Kalyne Almeida Moreira Leal é farmacêutica graduada pela UFC, com mestrado e doutorado em Farmacologia pela mesma Instituição. Ocupa cargo de Professora Titular no setor de Farmacognosia do Departamento de Farmácia da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq há – Nível 1D desde 2010. Atualmente, é presidente da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM). Lidera o Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento e Inovação em Produtos Farmacêuticos e Cosméticos, desenvolvendo pesquisas nas áreas de toxicologia pré-clínica, farmacologia pré-clínica e farmacognosia.

Fundou e coordena o Centro de Estudos Farmacêuticos e Cosméticos da UFC (CEFAC), onde tem chefiado projetos de pesquisa na área de desenvolvimento de produtos farmacêuticos e cosméticos de origem natural, em parceria com universidades do Brasil e de outros países. Publicou mais de uma centena de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e possui quatro patentes depositadas.